Conheça um pouco da nossa história

Fundação

A Igreja Batista Bíblica em Valparaíso foi organizada no dia 21 de abril de 1.961, com 19 membros, ocasião em que foi consagrado ao ministério pastoral o então seminarista José Cristóvão da Silva. O Pr. José Cristóvão liderou a Igreja durante 42 anos ininterruptos e foi também, juntamente com outros pastores, fundador e presidente da Junta Batista Bíblica do Estado de São Paulo e da Comunhão Batista Bíblica Nacional.

4 Templos

Durante os mais de 50 anos de nossa história, quatro templos foram construídos. Porém, a mudança do terceiro para o atual foi bastante traumática, visto que o nosso terceiro templo foi desapropriado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo para a construção da Avenida Lions, em São Bernardo do Campo (SP); o que levou a Igreja a se reunir em escolas públicas por mais de dois anos. O nosso povo lembrava o povo de Israel caminhando no deserto quando, a cada domingo, saía para cultuar nestas escolas.

Nova Fase

O Pr. José Cristóvão da Silva, depois de 42 anos na liderança da Igreja, pediu a sua jubilação, pois os longos anos de ministério abalaram a sua saúde. Assim, no dia 24 de julho de 2.003, o Pr. José Cristóvão foi jubilado, e a Igreja, depois de algum tempo sob a liderança do pastor que o sucedeu, foi lançada em grande luta, passando por momentos muito difíceis, que quase a levou a soçobrar. No dia 24 de julho de 2.005, o referido pastor deixou a liderança da Igreja, que passou a ser dirigida pelo irmão Dr. Paulo Guedes Soares (que já era vice-presidente da Igreja havia alguns anos), o qual, com a ajuda de Deus e dos irmãos que restaram, muito trabalhou pela restauração e reestruturação da nossa Igreja, obtendo grandes vitórias dadas por Deus. Depois de dirigir a Igreja por um ano e meio, o irmão Dr. Paulo Guedes Soares foi convidado pela Assembléia da Igreja ao pastorado, e, no dia 17 de novembro de 2.006, a Igreja o consagrou ao ministério pastoral. O Pr. Paulo Guedes Soares, ao assumir a liderança da Igreja, estabeleceu como objetivos principais do seu ministério os seguintes: o ensino e a pregação da Palavra de Deus e o envolvimento cada vez maior da Igreja na obra evangelística e missionária, tanto na nossa região do ABCD como também em todo o mundo, conforme a ordem do Senhor Jesus em Mateus 28: 19, 20: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”

Envolvimento com Missões

O efetivo envolvimento da nossa Igreja com missões teve início em 1.968, desde quando fundamos Igrejas nas cidades de Santo André, Diadema, Francisco Morato, Paraguaçu Paulista (todas estas no Estado de São Paulo) e Cândido Mendes (no Maranhão). Atualmente, a nossa Igreja coopera com a obra de Deus nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, contribuindo com o ministério de 19 missionários. Também atua no exterior, cooperando com a obra de Deus no Peru e em Portugal. Além disso, contribuímos com a manutenção de três instituições denominacionais e sustentamos integralmente três pastores e um obreiro. Hoje, contamos com um Seminário Teológico, cujo objetivo é formar obreiros para servirem tanto na obra da Igreja local como em outros campos missionários.

Mais de 50 anos proclamando o evangelho

Em 2.011, louvamos a Deus pelos 50 anos de existência da nossa Igreja, que, sob a direção do Espírito Santo, tem caminhado vitoriosamente na missão de expandir o Reino de Deus!

plugins premium WordPress