Nossas Devocionais

Busque a “essencialidade” da nova vida em Cristo

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Busque a essencialidade da nova vida em Cristo

“‭‭A vocês, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus”. 

A nossa meditação hoje, meus irmãos, será em Colossenses 2.20-23: “Visto que morrestes com Cristo para os espíritos elementares do mundo, por que vos sujeitais ainda a mandamentos como se vivêsseis no mundo, tais como não toques, não proves, não manuseies? Todas essas coisas desaparecerão com o uso, pois são preceitos e doutrinas dos homens. Na verdade, esses mandamentos têm aparência de sabedoria em falsa devoção, falsa humildade e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate aos desejos da carne”. O apóstolo Paulo estava advertindo os crentes da Igreja de Colossos sobre “essencialidade” e “aparência de piedade”. A “essencialidade” é o conteúdo das doutrinas cristãs, enquanto que a “aparência de piedade” é a forma religiosa que transparece aos olhos humanos, mas não tem a eficácia de transformar o coração, a ponto de se tornar agradável a Deus – é a religião formal. A “forma de piedade” é como o pacote que embrulha o presente que, muitas vezes é bonito e vistoso, mas o conteúdo – o presente – pode ser de  valor ínfimo. Sem dúvida alguma, o ser humano é mais propenso à forma do que ao conteúdo, porque a forma pode causar impressão positiva aos semelhantes. No entanto, a religião cristã deve partir de um coração regenerado que tem plena consciência de Deus. 

Meus irmãos, o Senhor Jesus “malhou” os fariseus por causa da formalidade da religião deles. Veja o que o Senhor lhes disse: (Mateus‬ ‭23:5‬): “Praticam todas as suas obras para serem vistos pelos homens, alargam seus filactérios e aumentam as franjas de seus mantos”. O “ser visto pelos homens” é como uma forma de lucro fácil mas que, normalmente, se esvai facilmente. Mas, a “essencialidade” da religião cristã, está em que ela ela atinge o ser humano no seu âmago e o transforma de dentro para fora, tornando-o uma nova criatura, apto para realizar a vontade de Deus, e destinado à vida eterna. O Espírito Santo passa a habitar no ser humano, transformando sua vida e suas aspirações para habilitá-lo a andar com Cristo nesta terra e viver na eternidade com Ele. Prezados irmãos, mesmo que a religião humana “tenha a aparência de sabedoria”, ela não passa de “falsa devoção, falsa humildade e severidade para com o corpo”, sem qualquer proveito para Deus. Portanto, busquemos a “essencialidade” da nova vida em Cristo e nos dediquemos a conhecê-Lo para O agradarmos em tudo. 

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress