Nossas Devocionais

Ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos um coração sábio

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

Meditemos hoje, meus irmãos, nas palavras de Jesus transcritas em Mateus 11.16-19: “Mas a que compararei esta geração? É semelhante a crianças que, sentadas nas praças, gritam para os companheiros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes. Porque veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Tem demônio; e veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: É um glutão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é comprovada por suas obras”. Para quem afirma que hoje vivemos o intragável século da geração do “politicamente correto” – ou melhor dizendo, da geração do “mi mi mi” – vamos encontrar Jesus “malhando” e criticando os “mimizentos” de Sua época, já há dois mil anos atrás. Quer dizer, em termos de relacionamentos humanos, parece que na “sociedade humana nada se cria, tudo se copia”. Nesse contraste da atuação social e espiritual de Jesus com os “mimizentos”, o que se constata é que Jesus com a Sua atuação e influência dividiu a história humana em “antes de Cristo” e “depois de Cristo”. Ou seja, a influente pró-atividade de Jesus formou uma geração de pessoas bem intencionadas, de caráter forte, decidida, corajosa e positivamente atuante em benefício do semelhante, enquanto que os “mimizentos” jamais criaram nada de positivo, e a atuação deles no passado e no presente se limita apenas a criticar quem faz as coisas acontecer. Quer dizer, quem gasta o seu tempo criticando, perde o seu tempo na vida, e não constrói coisa nenhuma de proveito.

Meus irmãos, que o Senhor Deus nos conceda sabedoria para aproveitar o tempo que Ele nos dá nessa vida para o empregamos positivamente. Que façamos eco ao pedido de Moisés: “Ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos um coração sábio” (Salmos 90:12). Reclamações, murmurações, lamúrias, maledicências, são atitudes altamente negativas e só servem para amargurar a alma e tentar atrapalhar quem faz as coisas. Se você perceber que sua vida está ficando amargurada e sem rumo, “entre no seu quarto, feche a sua porta”, ore a Deus pedindo que Ele mude seus pensamentos, suas atitudes e suas palavras. Peça perdão a Ele e suplique a Sua graça para reiniciar sua caminhada falando “palavras agradáveis” e “renovando sua mente para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Largue da maledicência da boca e dos pensamentos e ponha no seu lugar as orientações da Palavra de Deus: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress