Nossas Devocionais

Não sejas incrédulo, mas crente

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”.

Meus irmãos, meditemos hoje em João 20.24,25: “Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com eles quando Jesus apareceu. Então os outros discípulos lhe disseram: Vimos o Senhor! Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos e não puser o meu dedo no seu lado, de maneira nenhuma crerei”. Durante o Seu ministério terreno, Jesus disse muitas vezes que seria morto, mas que ressuscitaria de entre os mortos. Os Evangelhos relatam que os discípulos não entendiam essas palavras de Jesus, mas também não Lhe perguntavam nada: “Prestai muita atenção nestas palavras: O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles, porém, não entendiam essas palavras; o sentido delas estava encoberto para que não o compreendessem; e temiam perguntar-lhe a esse respeito” (Lucas 9:44‭-‬45). Tudo, porém, aconteceu segundo o testemunho das Escrituras veterotestamentárias e das palavras do próprio Jesus. Ele ressuscitou de entre os mortos e apareceu aos Seus discípulos, menos a Tomé que não estava presente naquela que foi a mais solene e a mais impressionante de todas as reunião já realizadas na terra!

Meus irmãos, por não estar presente naquela soleníssima reunião, Tomé não pode usufruir da alegria da presença do Cristo redivivo no meio dos Seus discípulos. Por ter faltado naquele preciosíssimo culto, a Bíblia mostra Tomé carregando um espírito rancoroso e descrente. Isso acontece porque, uma das características que um culto verdadeiramente prestado a Deus acarreta, é a alegria que a fé evangélica proporciona. A Palavra de Deus diz: “Tu me farás conhecer o caminho da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua direita há eterno prazer” (Salmo 16:11). Além de estar possuído pelo rancor, Tomé ainda profere palavras próprias de um incrédulo: “Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos e não puser o meu dedo no seu lado, de maneira nenhuma crerei”. Dias depois o Senhor tornou a aparecer aos discípulos e tratou pessoalmente com o rancoroso e descrente Tomé: “Depois disse a Tomé: Coloca aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente” (João 20:27). Nada pode ser mais salutar para a vida espiritual de um crente do que sua reunião regular com os irmãos para cultuar a Deus. A Bíblia nos exorta sobre isto: “não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:25).

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress