Nossas Devocionais

O chamado de Deus para nós neste mundo tem dois propósitos básicos

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz”.

Meditemos hoje, meus irmãos, em Atos 18.24-28: “Certo judeu chamado Apolo chegou a Éfeso. Natural de Alexandria, era um homem eloquente, com grande conhecimento das Escrituras. Ele era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, ainda que conhecesse somente o batismo de João. Ele começou a falar corajosamente na sinagoga. Mas, quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus. Querendo ele passar à Acaia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Quando ali chegou, auxiliou muito os que, pela graça, haviam crido, pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo”.

Esse texto é um resumo do trabalho da Igreja. Havia uma Igreja funcionando normalmente na cidade de Éfeso, na qual chega um jovem e promissor pregador vindo de Alexandria, no Egito, chamado Apolo; ele é muito eloquente, tem grande conhecimento das Escrituras, mas não conhece todo o Evangelho. Então um casal daquela Igreja, Áquila e Priscila, o leva consigo e lhe expõe “com mais precisão o caminho de Deus”.

Meus irmãos, a Bíblia diz que Deus “nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não por causa das nossas obras, mas devido ao seu propósito e à graça que nos foi concedida em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, que destruiu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho, do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre” (2Timóteo 1:9‭-‬11). O chamado de Deus para nós neste mundo tem dois propósitos básicos: 1. pregar o Evangelho da graça de Deus aos perdidos e, 2., edificar os convertidos, como fez o casal Priscila e Áquila com Apolo. Esse casal foi evangelizado e discipulado pelo apóstolo Paulo, pregaram o Evangelho para muitas pessoas, fundaram e dirigiram várias Igrejas, e agora os encontramos na cidade de Éfeso contribuindo para a edificação de um jovem e promissor pregador do Evangelho, que se tornou muito usado por Deus na Igreja Primitiva. Seguindo essa esteira dos nossos irmãos primitivos, supliquemos a Deus que encha os nossos corações de alegria para que, com amor e dedicação, realizemos o nosso bendito chamado, pregando aos descrentes e edificando os crentes, como fizeram Priscila e Áquila com Apolo.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress