Nossas Devocionais

Porque pela graça vocês são salvos

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Porque-pela-graca-voces-sao-salvos-mediante-a-fe-e-isto-nao-vem-de-voces-e-dom-de-Deus-nao-de-obras-para-que-ninguem-se-glorie

“‭‭Que Deus, o Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz”.

Meus irmãos, atentemos para as palavras do Salmo 53.1-3: “‭‭Diz o insensato no seu coração: “Não há Deus.” Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem. Do céu Deus olha para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se desviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. Observem o quadro sinistro que Deus vê quando olha para o mundo: uma geração completamente corrompida, pervertida, praticante do mal, sem entendimento, negadora da existência de Deus para, com essa desculpa, entregar-se completamente à prática dos mais hediondos pecados, igualmente à geração antidiluviana ‭‭(Gênesis‬ ‭6:5‬): “O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau”. Quem poderia amar uma geração dessas? O apóstolo Paulo até levanta a hipótese de alguém se sacrificar por quem faça o bem, porém jamais por uma geração como a apresentada no Salmo 53 ‭‭(Romanos‬ ‭5:6‭-‬8‬): “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente alguém morreria por um justo, embora por uma pessoa boa alguém talvez tenha coragem para morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores”. Isto é a mais pura expressão de amor, pois não leva em conta o merecimento da pessoa agraciada, mas, apesar dessa pessoa não merecer senão a mais rigorosa punição, o Senhor Deus, na pessoa de Seu bendito Filho Jesus, assume todos os pecados dessas pessoas, é condenado à morte no lugar delas e, na cruz, “rasga o título que era contra nós nas Suas ordenanças”, nos declara justificados e isentos de qualquer culpa e, para garantir os benefícios do Seu sacrifício por nós, nos dá o Seu Espírito ‭‭(Efésios‬ ‭1:14‬): “O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória”.

Meus irmãos, a cada dia das nossas vidas deve se acentuar a ideia da imerecida graça de Deus concedida a nós, pecadores, gratuitamente ‭‭(Efésios‬ ‭2:8‭-‬9‬): “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. Graça, por definição e lógica, exclui qualquer ato de merecimento nosso, inclusive, a ideia comum é esdrúxula de que Deus sabia quem responderia positivamente ao chamado do Evangelho e o salvaria. Isso não é possível porque negaria o texto citado acima: ” Do céu Deus olha para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se desviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. Também, diz ainda a Palavra de Deus (Romanos‬ ‭3:23‭-‬26‬): “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”. Prezados irmãos, só existe um meio de salvação ensinado na Bíblia, que é a salvação de Deus dada gratuitamente àqueles que o Pai conduz ao Filho, através do convencimento do Espírito Santo ‭‭(João‬ ‭6:44‬): “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. SOLA GRATIA!

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress