Nossas Devocionais

A reação de Jesus a uma alma que o busca com necessidade

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça, misericórdia e paz que vêm de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão conosco, os que vivemos na verdade e no amor”.

Em Lucas 19.1-4 é narrada a história da tentativa de Zaqueu ver Jesus: “Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era rico e chefe de publicanos. Ele tentava ver quem era Jesus e não conseguia, por causa da multidão e porque era de pequena estatura. Correndo na frente, subiu num sicômoro a fim de vê-lo, pois Jesus tinha de passar por ali”. A curiosidade de Zaqueu de ver Jesus transforma-se em algo muitíssimo maior, algo que ele sequer imaginou: “Quando chegou àquele lugar, Jesus olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje tenho de ficar em tua casa. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria” (Lucas 19:5-6). 

Qual não foi a alegria de Zaqueu! Jesus ia hospedar-se na sua casa. Que maravilha jamais sonhada por Zaqueu. No entanto, encontrar-se com Jesus traz problemas: “Ao verem isso, todos criticavam, dizendo: Ele foi ser hóspede de um homem pecador” (Lucas 19:7). Se Jesus ouvisse a multidão e ficasse sabendo quem era Zaqueu, e resolvesse não mais ir à sua casa? Era momento de uma decisão drástica para não correr o risco de perder Jesus. Então Zaqueu arrisca tudo: “Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Vê, Senhor, darei aos pobres metade dos meus bens, e, se prejudiquei alguém em alguma coisa, eu lhe restituirei quatro vezes mais” (Lucas 19:8).

Meus irmãos, a reação de Jesus a uma alma que O busca com necessidade, sinceridade e fé é imediata e eficaz: “Disse-lhe Jesus: Hoje a salvação chegou a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:9-10). A experiência de Zaqueu é idêntica à nossa. Lembra-se quando a nossa alma, assim como a de Zaqueu, estava desesperadamente necessitada de Jesus e Ele se apresentou e, poderosa e amoravelmente nos salvou, aliviou nossa alma e nos deu vida? A história de Zaqueu se repete em tantas vidas, como as nossas, que foram alcançadas pelo amor e pela graça de Deus! O Senhor é maravilhosamente gracioso e bondoso. Louvado seja o Seu nome. 

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress