Nossas Devocionais

A exuberância da Bíblia nos leva a estudá-la sempre mais

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que a graça e a paz de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”.

A nossa meditação hoje será em Marcos 9.1, para fazermos um exercício de interpretação bíblica e procurar saber a que o versículo se refere. Diz assim o versículo: “Disse-lhes mais: Em verdade vos digo que, dentre os que estão aqui, há alguns que de modo algum provarão a morte até que vejam o reino de Deus chegando com poder”. A que acontecimento Jesus estava se referindo quando disse: “dentre os que estão aqui, há alguns que de modo algum provarão a morte até que vejam o reino de Deus chegando com poder”? À primeira vista parece que Marcos tinha em mente a “transfiguração de Jesus” como uma demonstração do Reino de Deus, pois ele a narra logo a seguir (Mc 9.2-10). No entanto, Jesus poderia estar se referindo também a outros eventos marcantes para a história do Reino de Deus na terra.

Por exemplo, a vinda do Reino de Deus em poder poderia ser a ressurreição de Jesus em poder, testemunhada por todos os Seus discípulos. Jesus também poderia está falando sobre a vinda do Espírito Santo no dia do Pentecostes, também experimentada poderosamente pelos discípulos. Outra possibilidade, seria a destruição de Jerusalém e do templo no ano 70 d.C., que muitos dos Seus discípulos presenciariam, como um poderoso cumprimento das profecias escatológicas proferidas por Jesus.

Meus irmãos, é essa exuberância da Bíblia que nos leva a estudá-la sempre mais, para procurarmos saber a “razão dos fatos” que ela narra. Também, por causa da beleza e da profundidade da revelação de Deus é que pessoas se dedicam a estudar arqueologia, história, geografia, ética, hermenêutica e ciências afins, para buscar entender a dimensão da Revelação divina. O apóstolo Paulo, de tão extasiado que ficou diante do conhencimento de Deus, exclamou embevecido: “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Quem se tornou seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu alguma coisa, para que lhe seja recompensado? Porque todas as coisas são dele, por ele e para ele. A ele seja a glória eternamente! Amém” (Romanos 11:33‭-‬36). Que todos nós também nos encantemos com a Palavra revelada de Deus, e procuremos conhecê-la na Sua profundidade e poder, tanto para a ensinarmos aos outros, como também para desfrutarmos dela para o nosso deleite espiritual.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress