Nossas Devocionais

A maior parte dos nossos fracassos vem do medo e do desconhecimento de Deus

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça e paz, de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

A incerteza, o receio de que as coisas deem erradas, o desconhecimento do que virá, certamente são situações que geram insegurança e medo em qualquer ser humano. Essas coisas atingiram de cheio os israelitas quando, a partir do deserto, eles enviaram espias para estudarem a terra de Canaã e lhes indicar qual caminho seria o melhor para iniciarem a guerra da conquista daquela terra. O que causou o maior desespero naqueles espias foi o fato deles terem encontrado os filhos de Anaque lá, visto que eles eram o remanescente dos gigantes que ainda hsbitavam naquelas terras. Quando eles voltaram ao acampamento em Cades, concentraram suas informações nisto: “Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Vimos também ali os descendentes de Anaque” (Números 13:28). Os filhos de Anaque causaram tanta impressão neles, que eles mesmos se descreveram assim: “Também vimos ali os nefilins (pois os descendentes de Anaque procedem dos nefilins); e éramos como gafanhotos aos nossos próprios olhos e também aos olhos deles” (Números 13:33).

Meus irmãos, o medo das coisas da vida e o desconhecimento de Deus são as duas causas que originam a maior parte dos nossos fracassos. Com relação ao pavor dos israelitas de que toda a população de Canaã era formada por gigantes, vejam o que a Bíblia informa sobre eles: “E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, descendentes de Anaque” (Josué 15:14). Os filhos de Anaque eram apenas três homens, não toda a população de Canaã. Mas o medo provoca imagens irreais e assombrosas. De maneira que ao verem os três gigantes, o medo deles deu um “zoom” nas imagens, ampliando- as, de modo que na mente deles, era como se toda a população de Canaã fosse de gigantes. No entanto, quando conhecemos Deus, mesmo que tudo seja gigante, Deus é infinitamente maior, mais forte e poderoso do que todos os gigantes do mundo. Portanto, para não sermos engolidos pelo medo das circunstâncias, devemos seguir o conselho do profeta Oseias: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor; como o sol nascente, a sua vinda é certa; ele virá a nós como a chuva, como a primeira chuva que rega a terra” (Oseias 6:3). Quem conhece o Senhor, não é envolvido pelo medo.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress