Nossas Devocionais

A Obra Completa

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Fl. 1:6 – “Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.”

Introdução: Quando andamos pela cidade encontramos muitas obras inacabadas (casas, prédios, pontes, viadutos, asfaltamento de ruas, etc.). Os motivos são vários: falta de recurso; falta de vontade; oportunidade adequada; investimento dos recursos em algo mais rentável, etc. O versículo lido nos fala que a obra começada por Deus na vida do crente será concluída com certeza. Meditemos sobre o assunto.

1. Quando se deu o início da obra de Deus na vida do crente? A boa obra referida no versículo é a nossa salvação e o que ela produz. Esta obra teve um início:

(I) Desde os tempos eternos. Foi planejada por Deus quando ainda não havia nem resquícios de vida na terra (Ap. 13: 8; I Pe. 1: 10-12; Ef. 3: 8-12).

(II) Foi demonstrada sua aplicação no momento em que nossos primeiros pais pecaram (Gn. 3: 7, 15, 21).

(III) Concretiza-se toda vez que um pecador é chamado por Deus à salvação (At. 16: 31; 17: 30, 31).

2. Quando termina a obra de Deus na vida do crente? Na eternidade quando a morte não mais atingir os eleitos do Senhor (I Co. 15: 51-54; Ap. 7: 16, 17; 21: 4).

3. A obra que começa e termina na eternidade tem grandes reflexos na vida do crente na terra. O objetivo de Deus é que os salvos vivam nesta terra refletindo a Sua glória. Enquanto não chegar o momento de nos encontrarmos com Cristo, Sua graça nos ajuda a viver vitoriosamente, mesmo em meios às tempestades da vida (Rm. 8: 18, 31-39).

Conclusão: Quem vive por causa da eternidade luta por seus valores. Fomos resgatados por Deus para viver em função dos objetivos do Seu Reino. Nada causa maior prazer a um verdadeiro crente do que observar as leis que regem o Reino (Sl. 1: 1-3). Ser crente não é difícil porque para isto temos ajuda divina. Diz o versículo que a obra que Deus começa, termina. É pelo Seu poder que “somos mais que vencedores”.

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress