Nossas Devocionais

As alianças de Deus são imutáveis

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”.

Meus irmãos, hoje meditaremos em Jeremias 33.23-26: “Veio ainda a palavra do Senhor a Jeremias: Observaste o que este povo está dizendo: O Senhor rejeitou as duas famílias de Israel e Judá, que havia escolhido? E assim desprezam o meu povo, como se não pudesse mais voltar a ser uma nação. Assim diz o Senhor: Se a minha aliança com o dia e com a noite não valesse mais, e se eu não tivesse determinado as leis que governam o céu e a terra, então poderia rejeitar a descendência de Jacó e de meu servo Davi, não escolhendo alguém da sua descendência para governar a descendência de Abraão, Isaque e Jacó. Porque mudarei o seu destino e terei compaixão deles”.

Esse texto trata da imutabilidade das alianças de Deus com o Seu povo. Israel pecara, deixando a Lei de Deus e promovendo a idolatria no seu território e, como previsto na própria Lei de Deus, estavam sofrendo as consequências de suas escolhas, porém eles estavam imaginando que Deus os abandonara definitivamente. O profeta Jeremias esclarece que Deus jamais quebraria Sua aliança com o Seu povo. Aliás, a disciplina divina estava acontecendo exatamente porque Deus não os abandonara: “Acaso vocês se esqueceram das palavras de ânimo que Deus lhes dirigiu como filhos dele? Ele disse: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor; não desanime quando ele o corrigir. Pois o Senhor disciplina quem ele ama e castiga todo aquele que aceita como filho” (Hebreus 12:5‭-‬6). A disciplina divina era uma prova cabal de que eles filhos de Deus e que a aliança divina com eles não fora anulada.

Meus irmãos, é comum ouvirmos falar da “nova aliança no sangue de Cristo”. Essa “nova aliança” de Deus com o Seu povo, também chamado de Igreja e de Israel de Deus, é de natureza eterna, visto que é baseada na Pessoa e na obra perfeita de Cristo: “Por isso mesmo, Jesus se tornou fiador de superior aliança” (Hebreus 7:22). O escritor aos Hebreus ainda acrescenta: “Por isso, ele é mediador de uma nova aliança para que, tendo sofrido a morte para a redenção das transgressões cometidas sob a primeira aliança, os chamados recebam a promessa da herança eterna” (Hebreus 9:15). Finalmente, a Palavra de Deus confirma mais uma vez que a aliança que Ele fez conosco é ETERNA e, portanto, imutável, independentemente de qualquer circunstância que a Igreja atravesse: “O Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe dentre os mortos nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, realizando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém” (Hebreus 13:20‭-‬21). Que os nossos corações sejam tranquilizados por termos sido incluídos por Deus na Sua eterna aliança.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress