Nossas Devocionais

Boas Lições

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Jz. 6:11-24

Introdução: A Bíblia, além de ser um livro que nos ensina tudo o que precisamos saber sobre Deus e Sua vontade, também é um livro que nos traz muitas lições deixadas pelas pessoas que ela cita. Um desses personagens é Gideão. Neste trecho que lemos podemos aprender com ele algumas lições interessantes que nos ajudarão na nossa caminhada nesta terra, diante do Senhor.

1ª. LIÇÃO: O Anjo do Senhor observava Gideão, avaliava-o e depois lhe apareceu e lhe falou (vs. 11, 12). Os versículos nos mostram duas coisas básicas: (i) o Anjo do Senhor estava presente quando Gideão malhava o trigo no lagar para salvá-lo dos midianitas e, (ii), o Anjo do Senhor lhe aparece, tornando-se visível aos seus olhos (Ml. 3: 16-18).

2ª. LIÇÃO: Gideão estava preocupado com a história do seu povo com Deus (vs. 13). Quando o Anjo lhe fala, o coração de Gideão nos mostra sobre o que ele estava pensando enquanto trabalhava: nas grandes obras que o Senhor havia realizado pelo Seu povo que, naquele momento, parecia estar desprotegido do favor divino.

3ª. LIÇÃO: Deus vendo a preocupação de Gideão com o Seu povo, comissiona-o (vs. 14-16). Gideão descobre que Deus estava agindo para libertar o Seu povo daquela crise imensa. O que Gideão não sabia era que ele seria o novo agente de Deus para realizar tão grande obra.

4ª. LIÇÃO: Gideão quer ter certeza de que teve uma visão de Deus e não apenas uma visagem (vs. 17-21). Quando Gideão se apercebe que ele seria a pessoa usada por Deus naquele momento, não quer que nenhuma dúvida paire sobre sua mente. Ele quer ter certeza de que não está tendo nenhuma visagem, mas está sendo comissionado pelo Senhor.

5ª. LIÇÃO: Gideão tem certeza de que Deus mesmo falou com ele (vs. 22, 23). Depois do sacrifício oferecido, seu pecado expiado, ele não tem mais nenhuma dúvida: será usado por Deus como o foram Moisés, Josué e tantos outros.

Conclusão: O trecho termina com Gideão construindo um altar ao Senhor e O reconhecendo como “Jeová-Shalom”, o Senhor é Paz. Quando nos dispomos a fazer a vontade de Deus para nossas vidas, o nosso coração fica em paz, porque é preenchido pela “paz que excede todo entendimento”.

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress