Nossas Devocionais

Cinco Degraus para a Vitória

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Sl. 37: 1-7

Introdução: Quem quiser subir por uma escada, tem que começar pelo primeiro degrau. Ignorar a seqüência dos degraus é perigoso e pode levar a pessoa a cair. A escada é usada necessariamente para ajudar a alcançar-se algo que não se consegue usando apenas os atributos naturais. A escada é a ponte entre o desejo e a realização. Muitos desejam, mas por não utilizarem o meio adequado para alcançarem o objeto do desejo, não o realizam. Jacó um dia saiu da sua casa para realizar algo. No caminho ele sonhou com uma escada que ligava a terra aos céus e descobriu que no topo estava Deus. O trecho lido nos fala de cinco degraus para galgarmos as bênçãos de Deus. Vejamos.

1. Primeiro degrau: Não se indignar e nem ter inveja dos ímpios (vs. 1, 2). Asafe, o salmista, disse que quase se desviou quando invejou os ímpios. Os olhos do crente devem estar em Jesus (Hb. 12: 1, 2). Muitas vezes, por compararmos a nossa “fidelidade” com a infidelidade dos ímpios, questionamos Deus. O primeiro degrau nos diz para evitar essa atitude.

2. Segundo degrau: Confiar no Senhor e fazer o bem (vs. 3). O povo de Israel tinha muito medo de perder a sua terra para o inimigo. O salmista diz que o segredo para não se perder nada é confiar em Deus e fazer o que é bom.

3. Terceiro degrau: Deleitar-se no Senhor (vs. 4). Deleitar-se é agradar-se; ter contentamento; é amar a Deus. A resposta de Deus para quem se agrada d’Ele é “satisfazer o desejo do coração”.

4. Quarto degrau: Entregar confiantemente o caminho ao Senhor (vs. 5, 6). Talvez a maior dificuldade do ser humano seja deixar-se ser conduzido por alguém – até por Deus – quando ele imagina que pode dar um rumo pessoal à sua própria vida. Porém, a Bíblia ensina que o único caminho que palmilhamos com segurança é aquele que entregamos ao Senhor.

5. Quinto degrau: Descansar no Senhor e esperar n’Ele (vs. 7). Como não sabemos o que fazer nas emaranhados caminhos da vida, nos abatemos, ficamos apreensivos e inquietos. Por isso a mensagem de Deus é: “não fiquem inquietos ou perturbados. Entreguem os seus caminhos a Mim, que Eu cuido de vocês”. Quando aprendemos a descansar no Senhor, o tempo de espera é de inteira confiança na Sua providência.

Conclusão: Quando subimos estes degraus nos deparamos com o Senhor no topo da escada olhando para nós com olhar de amor e carinho e com as mãos estendidas para nos abraçar e nos afagar. É dali que Ele se mostra sempre pronto a nos atender e nos socorrer nos nossos momentos de dor, de solidão e também de alegria e agradecimento. Vamos galgar esses cinco degraus para a vitória?

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress