Nossas Devocionais

Como podemos saber que estamos definitiva e eternamente salvos?

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça e paz a vós da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo”.

O estribilho do belíssimo hino 372 do nosso Cantor Cristão diz: “Salvo! Salvo! Eu salvo das penas eternas já sou! Salvo! Salvo! Pela graça de Cristo Jesus salvo estou!”. A salvação eterna dos crentes é uma das maiores declarações de fé que existe. Nenhum daqueles que creem em Jesus se perderá. Sua salvação foi garantida quando o Filho de Deus encarnou-se, assumiu nossa humanidade e a nossa culpa; subiu à cruz do Calvário e, com um único e perfeito sacrifício, nos deu “uma eterna redenção”: “Cristo se tornou o Sumo Sacerdote de todos os benefícios agora presentes. Ele entrou naquele tabernáculo maior e mais perfeito no céu, que não foi feito por mãos humanas nem faz parte deste mundo criado. Com seu próprio sangue, e não com o sangue de bodes e bezerros, entrou no lugar santíssimo de uma vez por todas e garantiu redenção eterna” (Hebreus 9:11‭-‬12). Somos eternamente salvos porque Cristo assumiu o nosso pecado e, com o sacrifício único de Si mesmo, pagou integralmente o preço da nossa redenção.

Meus irmãos, como podemos saber que estamos definitiva e eternamente salvos? Pelos meios de graça que Deus colocou à disposição da Igreja. Os principais meios de graça são:

  1. A Palavra. É pela revelação de Deus na Santa Palavra que somos informados que os crentes têm eterna salvação: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Eu vos escrevo essas coisas, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1João 5:12‭-‬13).
  2. O Batismo. É através do batismo por imersão que declaramos perante o Corpo de Cristo, a Igreja, a nossa fé no Cristo crucificado, ressuscitado e glorificado, para viverrmos uma nova vida para a glória se Deus: “Portanto, fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4).
  3. Ceia do Senhor. Pela prática da Ceia do Senhor nos alimentamos espiritualmente do corpo de Cristo partido por nós e bebemos por fé o Seu sangue derramado por nós: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim, quem de mim se alimenta também viverá por minha causa” (João 6:54‭-‬57). É pela participação na Ceia do Senhor que a Igreja testemunha sua unidade e comunhão com Cristo: “Acaso o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? Acaso o pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? Há somente um pão, e nós, embora muitos, somos um só corpo, pois todos participamos do mesmo pão. (1Coríntios 10:16‭-‬17). Que o Senhor nos auxilie a olhar para os meios de graça postos à disposição da Igreja para termos certeza das coisas a nós reveladas.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress