Nossas Devocionais

Deus Capacita os Chamados

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Êx. 35:1-36:1

Introdução: Dentro dos projetos de Deus estão inseridas as pessoas que Ele vai usar para atingir os fins que Ele deseja. Foi assim desde o início. Quando Ele criou a terra, preparou Adão para cuidar da obra criada, sendo ele o primeiro mordomo dos recursos divinos. Depois, quando foi necessário dar um basta na maldade humana, Ele preparou Noé para, pela fé, construir a arca e salvar a si e sua família. Quando o Seu povo corria risco de extinção Ele providenciou Ester para ser a rainha da Pérsia. Deus sempre tem uma pessoa preparada antes dos fatos acontecerem para que, quando eles acontecerem o Seu emissário esteja preparado. O texto lido é um bom exemplo de como Deus capacita uma pessoa para a realização dos Seus planos.

1. Deus chama Bezalel por nome e o capacita para realizar o Seu desejo (vs. 30, 31). Antes da chamada de Deus Bezalel era um desconhecido. Depois do chamado ele vai ser conhecido em razão da capacitação de que Deus o dotou para realizar o ofício para o qual foi chamado. É certo que Deus começa a preparar as pessoas que Ele vai usar antes dos fatos acontecerem para que, quando chegar o momento, a pessoa entre em cena e realize os propósitos divinos. Deus chama Bezalel por nome, isto é, é ele e não outro e o enche do Seu Espírito, pois só pela atuação do Espírito Santo alguém pode ser útil para qualquer obra na Igreja.

2. Deus dispõe o coração de Bezalel para ensinar os outros (vs. 34). Depois de capacitar Bezalel com os atributos necessários para realizar os Seus planos, “Deus dispõe o seu coração para ensinar aos outros”. Na Igreja toda pessoa chamada e capacitada por Deus é escolhida para abençoar a Sua Igreja (I Co. 12: 11; 14: 12).

3. Deus eleva a sabedoria dada a Bezalel ao nível da excelência (vs. 35). Quando Deus chama alguém para determinada obra ele a faz tão bem que extrapola todos os limites da sabedoria humana. Isto porque o que vem de Deus leva o crente a procurar sempre a excelência que só Deus pode conceder. Bezalel passou a realizar obra de mestre.

4. Deus concede um companheiro a Bezalel: Aoliabe (6: 1). Quando Deus dá uma visão a alguém para realizar determinada obra, é comum a pessoa achar-se incapacitada para a realização dela por causa da sua grandeza e por pensar que sozinha não pode realizá-la. Mas quando nos dispomos a fazer pela fé, Deus levanta outros para nos auxiliar e ser nossos companheiros. Foi assim com Bezalel: Deus lhe levantou um auxiliar à altura, Aoliabe.

Conclusão: Que Deus nos dê da Sua visão e, quando Ele nos chamar possamos dizer como Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim”. Quando Deus nos chamar, Ele também nos capacitará. Tenhamos a certeza que qualquer obra que Deus nos der a fazer é importante. Portanto, fiquemos na dependência d’Ele e deixemos que o Seu Santo Espírito nos torne plenos da Sua santa presença.

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress