Nossas Devocionais

É possível saber se uma pessoa é eleita verdadeiramente?

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”.

É possível saber se uma pessoa é eleita verdadeiramente? Ou se tentarmos saber isto estaríamos incorrendo em julgamento precipitado e pecaminoso? A Bíblia dá alguma indicação sobre a eleição de alguém para a salvação? A resposta é sim, conforme 1Tessalonicenses 1.4-7: “Irmãos, amados de Deus, sabemos que fostes escolhidos por ele, porque o nosso evangelho não chegou a vós somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com absoluta convicção. Sabeis muito bem como procedemos em vosso favor quando estávamos convosco. E vos tornastes nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra com a alegria que vem do Espírito Santo, mesmo em meio a muita tribulação. Dessa forma, tende vos tornado modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”. Nesse pequeno trecho da Santa Palavra, o apóstolo Paulo descreve, inspirado pelo Espírito Santo, características seguras para sabermos se nós mesmos, ou outra qualquer pessoa, tem indícios seguros de que foi eleita por Deus para a salvação.

Meus irmãos, apesar do apóstolo Paulo estar falando sobre a certeza da eleição para a salvação dos crentes da Igreja de Tessalônica, é melhor aplicarmos esse texto como um espelho à nossa própria vida, e vermos se nos encaixamos nele. Devemos fazer as seguintes indagações a partir das afirmações do texto: o Evangelho que pregamos e vivemos, foi poderoso para transformar minha vida, ou são meras palavras religiosas? Eu me tornei imitador de Jesus e recebi a Palavra com a alegria do Espírito Santo? Depois de convertido, tornei-me modelo para todos os crentes? Talvez seja difícil de nos encaixarmos no texto da Palavra de Deus que citamos, mas isso não é feito por nossa própria força e iniciativa, mas pela nossa total dependência de Deus. O desejo de sermos moldados é posto nos nossos corações pelo Espírito Santo, mas o efetuar também vem de Deus: “porque é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13). Portanto, coloquemo-nos na total dependência de Deus.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress