Nossas Devocionais

Eu sou o Bom Pastor

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça e paz vos sejam multiplicadas pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor”.

À semelhança dos seres humanos, os animais também ficam inquietos. Quando os pastores de gado, ou ovelhas, percebem que seus rebanhos começam a andar de um lado para o outro, agredirem-se mutuamente e mugirem com frequência, o pastor sabe que está na hora de levar os rebanhos para algum vale verdejante e onde haja água abundante. Quando os rebanhos chegam nesses locais, quase como num passe de mágica, ficam tranquilos, dóceis e despreocupados. O profeta Isaías usou essa imagem para mostrar o descanso que a presença de Deus proporciona ao Seu povo: “Como o gado que desce aos vales para repousar, o Espírito do Senhor lhes deu descanso.” Assim, guiaste o teu povo, para adquirires um nome glorioso” (Isaías 63:14). Só a presença do Senhor no meio do Seu povo é capaz de fazê-lo descansar e ficar livre da inquietude: “O SENHOR disse: Eu mesmo irei com você e lhe darei descanso” (Êxodo 33:14).

Meus irmãos, visto que Davi era pastor de ovelhas, ele podia dizer com propriedade: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz deitar em pastos verdejantes; guia-me para as águas tranquilas. Renova a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:1‭-‬3). Como o Senhor é o nosso Pastor, Ele conhece muito bem as necessidades do Seu rebanho, e também conhece “todos os pastos verdejantes” para onde conduzir Suas ovelhas e suprir as necessidades de cada ovelhinha Sua que, cercada por todos os problemas da vida, muitas vezes fica cansada, sedenta, desanimada e quase sem forças para caminhar. Mas, de repente, ouve-se a voz do Bom Pastor, e Ele as conduz às “fontes das águas vivas” e restaura cada uma delas: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas” (João 10:14‭-‬15). Sim, jamais devemos esquecer que o nosso Pastor cuida de cada detalhe das nossas vidas. Portanto, confiemos perpetuamente n’Ele.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress