Nossas Devocionais

Jesus é a síntese da Pessoa de Deus

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo”.

Meus irmãos, hoje meditaremos nas palavras do Senhor Jesus Cristo, registradas em João 5.39: “Vós examinais as Escrituras, pois julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”. De fato, toda a Escritura nos remete à pessoa do nosso Senhor Jesus e à Sua obra de redenção. Basta olharmos para a árvore da vida no jardim do Éden e logo nos recordaremos das palavras do Mestre: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos” (João 10:27‭-‬28). Em cada detalhe das Escrituras veterotestamentárias, lá está retratado o Cristo de Deus. Seja no animal sacrificado para, com a sua pele, vestir nossos primeiros pais, ou no proto-Evangelho de Gn 3.15, quando Deus prometeu o Salvador através da semente da mulher. Vemo-Lo também no Cordeiro que Deus providenciou para Abraão, em substituição à Isaque. Igualmente podemos contemplá-Lo no sacerdócio levítico e nos sacrifícios para expiação dos pecados. No livro de Rute, Jesus é retratado como o parente resgatador. Na verdade, em cada um dos 39 livros do Antigo Testamento, podemos ver a figura do nosso Senhor Jesus Cristo.

Meus irmãos, Jesus é a síntese da Pessoa de Deus. Só em Cristo temos salvação e aceitação por Deus. Ele é o “Eterno Verbo de Deus”: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Consideremos que Deus na Sua essência de santidade, é completamente inacessível a nós, seres humanos: “Somente a ele pertence a imortalidade, e ele habita em luz tão resplandecente que nenhum ser humano pode se aproximar dele. Ninguém jamais o viu, nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre! Amém” (1Timóteo 6:16). No entanto, em Jesus temos acesso a Deus: “Ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho único, que mantém comunhão íntima com o Pai, o revelou” (João 1:18). Quer dizer, tudo o que podemos saber de Deus, está em Jesus: “Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas. E agora, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho, o qual ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo. O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata quem Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas. Depois de nos purificar de nossos pecados, sentou-se no lugar de honra à direita do Deus majestoso no céu” (Hebreus 1:1‭-‬3). Prezados irmãos, só as Escrituras, e mais nada, testificam verdadeiramente de Jesus, e esse tesouro nós temos em nossas mãos. Esforcemo-nos para aumentar o nosso conhecimento do nosso Senhor Jesus conforme as Sagradas Escrituras revelam.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress