Nossas Devocionais

Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, estejam com vocês”.

A história do jovem rico é muito ilustrativa, porque ela começa com uma pergunta que muita gente já fez e faz: “E um homem importante perguntou-lhe: Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” (Lucas 18:18). Destaquemos a expressão “que devo fazer para herdar a vida eterna?”, pois essa pergunta acentua a busca da vida eterna – ou salvação – pelo esforço pessoal, pelo que fazer, ao contrário do que ensina a Palavra de Deus. A Bíblia ensina que a salvação – ou vida eterna – é dada gratuitamente por Deus e recebida pela fé no sacrifício de Cristo. Tudo o que precisamos para ser salvo por toda a eternidade, Cristo já fez, não restando nada que possamos fazer para complementar Sua obra. Basta que a recebamos pela fé.

Meus irmãos, certa vez outras pessoas também perguntaram a Jesus o que fazer para executar as obras de Deus, e Ele disse o seguinte: “Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou” (João 6:28‭-‬29). Sim, a fé é o único meio de que dispomos para agradar a Deus: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam” (Hebreus 11:6). Desde os dias do Antigo Testamento, a salvação é obtida pela fé: “Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi atribuído para justiça” (Gênesis 15:6). Tudo o que podemos obter de Deus, tem que necessariamente ser pela fé: “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8‭-‬9). A justificação tão necessária à salvação, também nos é atribuída pela fé: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual obtivemos também acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1‭-‬2). Portanto, dediquemos toda a nossa vida para levar o Evangelho da graça de Deus a todas as pessoas, para que elas possam receber Cristo pela fé, e salvarem-se: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1:16).

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress