Nossas Devocionais

“Não ajunteis tesouros na terra, onde traça e ferrugem os consomem, e os ladrões invadem e roubam”

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça, misericórdia e paz que vêm de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão conosco, os que vivemos na verdade e no amor”.

Meditemos hoje, meus irmãos, em Mateus 6.19-21: “Não ajunteis tesouros na terra, onde traça e ferrugem os consomem, e os ladrões invadem e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e os ladrões não invadem nem roubam. Porque onde estiver teu tesouro, aí estará também teu coração”. “Quem investe com segurança, é sábio”, dizem os investidores do mercado financeiro. Quer dizer, não basta investir, é necessário investir com segurança, porque se a pessoa investir em “fundo podre”, ou “sem lastro”; ou ainda, em fundos altamente taxados pelo governo e com rentabilidade baixa, ou flutuante à mercê do mercado de certas ações da bolsa de valores, em vez de lucrar, o investidor vai perder dinheiro no final. Por isso, quem pretende investir seu dinheiro, deve se precaver procurando boa remuneração para o seu capital, com toda a segurança possível. Tomando esses cuidados, a pessoa investe com sabedoria.

Meus irmãos, no texto que lemos, Jesus nos ensina como investir nossa vida, projetos e aspirações com total segurança e sabedoria. Primeiramente, Jesus nos ensina onde NÃO devemos investir nossa vida, nossos bens e talentos: “Não ajunteis tesouros na terra, onde traça e ferrugem os consomem, e os ladrões invadem e roubam”. A “terra”, sinônimo de “mundo” no texto, é passageiro, portanto, não é seguro: “Porque tudo o que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos e o orgulho dos bens, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, bem como seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1João 2:16‭-‬17). Em segundo lugar, Jesus nos indica onde devemos investir toda a nossa vida com toda segurança: “ajuntai tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e os ladrões não invadem nem roubam”. O “banco de investimentos” do céu não quebra e nem tem possibilidade de falir, pois seus recursos são inesgotáveis e garantidos por Deus. É a partir do “investimento” da nossa vida no Reino do Céu que podemos ser “mordomos” dos tesouros de Deus para nossas famílias, nossos irmãos de fé e para toda a humanidade. Que toda a nossa vida, desejos e aspirações fluam através de nós dos ricos tesouros espirituais que vêm de Deus: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress