Nossas Devocionais

O amor não busca reciprocidade

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor, estejam com você”.

Por quem Cristo morreu? A Bíblia responde a essa pergunta em Romanos 5.6-8: “Ora, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo adequado. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois talvez alguém até ouse morrer por quem faz o bem. Mas Deus prova o seu amor para conosco ao ter Cristo morrido por nós quando ainda éramos pecadores”. A resposta bíblica é bem contundente: Cristo morreu por ímpios pecadores. O apóstolo chega a argumentar sobre a hipótese da possibilidade de alguém dar a vida por algum justo; de alguém que viva só para fazer o bem. Porém, a ideia de alguém dar a vida por ímpios pecadores, seria totalmente absurda. No entanto, foi exatamente isso que Deus fez: “Mas Deus prova o seu amor para conosco ao ter Cristo morrido por nós quando ainda éramos pecadores”. Assim, fomos alcançados pelo infinito de Deus através de Cristo.

Meus irmãos, por Deus ter enviado o Seu Filho para morrer por nós, além de nos salvar, também nos ensinou qual é a verdadeira ideia de amor bíblico. E a primeira noção que captamos do texto é que o amor não busca reciprocidade. Quer dizer, o amor opera por sua própria força e iniciativa, sem levar em conta o merecimento ou o interesse da outra pessoa. Em segundo lugar, o amor é a única força capaz de transformar uma pessoa. Antes de recebermos o amor de Deus, “estávamos mortos em delitos e pecados” (Efésios 2:1), mas depois que o amor de Deus se revelou a nós em Cristo, diz a Palavra: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:4‭-‬6). Como diz o hino 377, do nosso Cantor Cristão, “Não sei por que de Deus o amor, a mim se revelou, por que razão o Salvador pra Si me resgatou. Mas eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso pra guardar o meu tesouro, até o dia final”.

Deus vos abençoe no Seu amor, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress