“Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”.
O profeta Miqueias sintetizou em três frases as orientações de Deus para uma vida vitoriosa e abençoadora: “Ó homem, ele te declarou o que é bom. Por acaso o Senhor exige de ti alguma coisa além disto: que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes em humildade com o teu Deus?” (Miqueias 6:8). Essas diretrizes de Deus são simples de serem observadas e salutares para quem as praticarem. São elas: o exercício da justiça, o amor pela misericórdia e a humildade.
A justiça aqui referida tem a ver com a prática do amor fraternal e da comunicação com as necessidades dos senelhantes: “Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade” (Romanos 12:13). Amar a misericórdia é sentir as carências dos outros, colocar-se no lugar deles, lembrar-se de que Deus nos trata sempre em misericórdia e imitar o agir de Deus: “SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1). Andar em humildade é saber que dependemos de Deus em tudo e para tudo, e abrir mão do orgulho humano, crendo que todo o nosso suprimento vem das amorosas mãos de Deus.
Meus irmãos, a cada final de dia devemos nos dobrar diante de Deus em santa reverência e agradecê-Lo pelo Seu suprimento material, espiritual e psicológico durante o dia. Ao acordarmos de manhã, devemos nos prostrar humildemente diante do trono de Deus e pedir graça para enfrentarmos mais um dia para a Sua glória e em benefício dos nossos semelhantes. Fazendo isto, teremos todas as condições de seguirmos a Sua santa vontade como exposta pelo profeta Miqueias: “Ó homem, ele te declarou o que é bom. Por acaso o Senhor exige de ti alguma coisa além disto: que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes em humildade com o teu Deus?”.
Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!