Nossas Devocionais

O perdão não é opcional para nós, os cristãos, é parte integrante da nossa fé

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que Deus, o Pai, e Cristo Jesus, nosso Salvador, lhes deem graça e paz”.

Uma das mais excelentes virtudes cristãs é o perdão. Aliás, todos os crentes têm a alegria, o prazer e a satisfação de terem sido perdoados por Deus, conforme o testemunho veraz da Santa Escritura. Certa vez, o apóstolo Pedro fez a seguinte pergunta a Jesus: “Então Pedro, aproximando-se dele, perguntou-lhe: Senhor, até quantas vezes deverei perdoar meu irmão que pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes; mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:21‭-‬22). Quando Jesus diz que a cota diária de perdão é de setenta vezes sete, está apenas dizendo que a cota de perdão é infinita. Todavia, é necessário definir o que seja perdão segundo a Bíblia, porque existem muitos conceitos de perdão, mas nenhum deles abarca a ideia do perdão exposto na Bíblia. Assim, faz-se necessário conhecer o que a Palavra de Deus entende sobre essa doutrina tão importante da Teologia cristã.

Meus irmãos, a ideia bíblica de perdão é bem abrangente, pois esse conceito nos leva a entender que só com o auxílio do Espírito Santo é que podemos praticar o perdão cristão. Perdão, no ensino geral das Escrituras, é sofrer o dano, pagar o preço e rasgar a promissória para jamais cobrar a dívida. Na Bíblia, não existe a ideia de que perdoar é esquecer, até porque isto seria impossível. O perdão bíblico tem como paradigma o perdão com o qual Deus nos perdoa em Cristo e nos recebe no seio da Sua família como filhos amados, como se nunca tivéssemos devido nada. Quer dizer, Deus sofre o dano dos nossos pecados, entrega Seu único Filho para morrer em nosso lugar e nos abençoa com a Sua graça. Portanto, quando perdoamos nos tornamos imitadores de Deus: “Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor como Cristo, que também nos amou e se entregou por nós a Deus como oferta e sacrifício com aroma suave” (Efésios 5:1‭-‬2). Para finalizar, o perdão não é opcional para nós, os cristãos, é parte integrante da nossa fé. Ou seja, nós não podemos não perdoar: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas” (Mateus 6:14‭-‬15).

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress