Nossas Devocionais

O que caracteriza o Cristianismo é a alteridade, o altruísmo, o viver em função do outro, o trabalhar para o bem e o crescimento do outro

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que Deus, o Pai, e Cristo Jesus, nosso Salvador, lhes deem graça e paz”.

A sociedade moderna é essencialmente individualista, e um dos males do individualismo é a falsa ideia de que uma pessoa e os seus atos não têm nenhum reflexo na sociedade e só atingem a própria pessoa, e a mais ninguém. Essa atitude é representada por frases como: “ninguém tem nada a ver com o que eu digo, ou faço”: ou, “a minha vida é minha, portanto eu não tenho que dar satisfação a ninguém”. O individualismo é um sistema filosófico que bate frontalmente com o Cristianismo, a tal ponto de serem posturas opostas e excludentes. Quer dizer, o cristão não pode ser individualista, e nem o individualista pode se dizer cristão. O que caracteriza o Cristianismo é a alteridade, o altruísmo, o viver em função do outro, o trabalhar para o bem e o crescimento do outro. O cristão é um despenseiro dos tesouros de Deus para distribuí-los ao mundo, não para retê-los individualmente para si.

Meus irmãos, a orientação bíblica para nós, os cristãos, é: “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1Coríntios 4:1‭-‬2). A Igreja Primitiva nos deixou excelentes lições de como viver a vida cristã conforme a vontade de Deus, sem individualismos, mas todos buscando o bem dos outros: “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam as suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um necessitasse. E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:44-‬47). O Cristianismo é exercido na prática fraterna dos crentes. Que o Senhor Deus encha o nosso coração do Seu amor pelos irmãos.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress