Nossas Devocionais

Quando a nossa vida é transformada por Deus e o nosso coração é mudado por Ele, então o nosso culto, a nossa adoração e o nosso louvor, serão perfeitos diante de Deus, porque serão completamente dirigidos pelo Espírito Santo

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai”.

Voltemos a nossa atenção hoje, meus irmãos, para Mateus 21.12,13: “Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali vendiam e compravam; e revirou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, fazeis dela um antro de assaltantes”. Os fariseus, os escribas e os sacerdotes estavam atordoados com a pregação, os milagres e as atitudes de Jesus. Por um lado, Jesus confrontava os ensinos deles e, por outro, colocava em cheque a hipocrisia deles diante dos judeus e dos romanos: “Então os principais sacerdotes e os fariseus reuniram o Sinédrio e disseram: Que faremos? Este homem está realizando muitos sinais. Se o deixarmos em paz, todos crerão nele; então os romanos virão e tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação” (João 11:47‭-‬48). Na verdade, Jesus está expondo os problemas da religião formal, porque quando Ele diz que os líderes da religião judaica estão transformando o templo em um “antro de assaltantes”, está apenas citando Jeremias 7.11: “Esta casa, que se chama pelo meu nome, transformou-se para vós num antro de ladrões? E eu, eu mesmo, vi isso, diz o Senhor”. Quer dizer, a mera religiosidade judaica estava repetindo os mesmos pecados que levaram à destruição da nação por Nabucodonosor, em 586 a.C., na época do profeta Jeremias.

Meus irmãos, o simples cumprimento de certas normas, mesmo que sejam bíblicas, se não procederem de um coração convertido, transformado pelo Espírito Santo para observar as ordenanças de Deus, jamais cumprirá os Seus objetivos. A prática religiosa só tem valor quando procede de um coração transformado por Deus e habilitado pelo Espírito Santo para cumprir a Sua vontade, no termos da “Nova Aliança”: “Eu lhes darei um novo coração e colocarei em vocês um novo espírito. Removerei seu coração de pedra e lhes darei coração de carne. Porei dentro de vocês meu Espírito, para que sigam meus decretos e tenham o cuidado de obedecer a meus estatutos” (Ezequiel 36:26‭-‬27). Quando a nossa vida é transformada por Deus e o nosso coração é mudado por Ele, então o nosso culto, a nossa adoração e o nosso louvor, serão perfeitos diante de Deus, porque será completamente dirigido pelo Espírito Santo. Prezados irmãos, que a nossa adoração seja completamente livre dos “cambistas” da fé, isto é, dos poderes que militam contra a alma, e tenham como meta apenas a glorificação do nome de Jesus.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress