Nossos Artigos

Quem Me Dera Morrer Por Ti

II Sm. 18:33

Introdução: Davi disse essas palavras quando soube da morte do seu filho Absalão. Este jovem intentou usurpar o trono de Israel e, para isso, deveria matar o seu próprio pai Davi, o que para ele não teria o menor problema. Era um jovem muito vaidoso, belo e egoísta. Além dessa peripécia na qual se meteu, ele já possuía um histórico considerável de desatinos. Lembremos que ele matou o próprio irmão Amnom e pôs fogo nas plantações de Joabe, o comandante do exército de Israel. O versículo que lemos retrata o final trágico de sua história.

1. Algumas características do jovem pelo qual Davi desejou morrer.

 Nasceu no palácio: era filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur (II Sm. 3: 3b). Davi gerou muitos filhos das várias mulheres que teve. Absalão era filho de uma princesa síria. Quer dizer, ele era filho do rei com uma princesa, ao contrário de outros irmãos seus que eram filhos de plebéias. Isso, por si só, deveria dar um orgulho a mais a Absalão.

 Era o homem mais belo e aprazível de Israel (II Sm. 14: 25). Não bastasse sua origem nobre por parte de pai e mãe, ele era bonito e aprazível. Quer dizer, além de bonito era carismático. Quantas moças não gostariam terem casado com ele!

 Era uma pessoa falsa e dissimulada (II Sm. 15: 1-6). Ao lado dessas aptidões naturais, ele possuía uma personalidade doentia, fria e calculista, sendo extremamente egoísta.

 Era uma pessoa tão dissimulada que usava até a religião para enganar (II Sm. 15: 7-10). Para atingir os seus objetivos ele não se importava de usar os meios que fossem, contanto que eles fossem aptos a atingirem seus objetivos escusos.

2. Algumas características das pessoas pelas quais Cristo morreu. Transportando para a esfera espiritual a história de Absalão e a angústia de Davi pela sua morte, pensemos na condição humana em relação a Deus. Somos melhores diante de Deus do que Absalão? Vejamos o que a Bíblia diz.

 Cristo morreu pelos ímpios pecadores (Rm. 5: 6-8). A descrição que a Bíblia faz da humanidade é que toda ela é ímpia e pecadora. Todavia, Cristo resolve assumir a representação da humanidade, assumindo consequentemente sua culpa e seu pecado e sendo condenado à morte no lugar dela.

 Cristo morreu pelos injustos (Rm. 3: 9-18). A condição humana diante de Deus é a pior possível, tendo Absalão apenas uma pequena demonstração da sua natureza.

Conclusão: Davi desejou morrer em lugar de Absalão, mas não o fez. Jesus, ao contrário, desejou e efetivou Seu desejo, dando a Sua vida santa e imaculada pelos ímpios pecadores para nos tornar aptos à vida eterna. Como temos reagido a tamanho amor? Ele, de fato, nos tem constrangido? Que Deus nos faça entender plenamente o sacrifício de Jesus em nosso lugar e nos encha o coração do desejo de entregá-lo a Ele sem reservas.

Foi abençoado? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram