Nossas Devocionais

Salmo 23 – Pastor, companheiro e anfitrião!

por

Davi Dedeu

O Salmo 23 talvez seja o mais conhecido e também o mais amado, dentre os Salmos. Nele, Davi expõe sua relação pessoal com Deus através de três metáforas, que servem de espelho para nossa caminhada cristã:

A primeira metáfora é a da ovelha e o Pastor, onde ele trata das experiências de abundância, paz e renovação. A lição por trás destas experiências é que Deus escolhe caminhos de justiça para nós, caminhos que são retos diante dele e o faz por amor ao seu nome:

1 “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.”
2 “Ele me faz deitar em pastos verdejantes; guia-me para as águas tranquilas.”
3 “Renova a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”


A segunda metáfora é a do viajante e o Companheiro.
Em contraste com as experiências alegres da ovelha, o caminho que o peregrino atravessa é muito mais pedregoso. Nessas experiências, o relacionamento com o seu Companheiro (Deus) se torna mais íntimo. Quanto mais escuras as trevas, mais perto está o Senhor, garantindo proteção e apoio.

4 “Quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me tranquilizam.”

A terceira e última metáfora, é a do convidado e o Anfitrião.
A cena muda e o peregrino se torna convidado. Um banquete é posto para ele na companhia de pessoas hostis, contudo, o cuidado e a provisão abundantes do anfitrião estão presentes à mesa, assim como, sua bondade e misericórdia por todos os dias da vida do convidado. Por fim, a Casa do Senhor é o seu destino final. Ali, ele habitará para sempre!

5 “Preparas para mim uma mesa diante dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. “
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre.


Este Salmo é um espelho da nossa caminhada cristã e nos ensina a descansar na Providência e na Proteção de Deus, nas mais diversas situações da vida. Até o dia em que estaremos todos, e para sempre, na casa do nosso amado SENHOR!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress