Nossas Devocionais

A importância de estarmos presentes ao culto

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Meditemos em João 20:24-29:

Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com eles quando Jesus apareceu.
Então os outros discípulos lhe disseram: Vimos o Senhor! Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos e não puser o meu dedo no seu lado, de maneira nenhuma crerei.
Oito dias depois, os discípulos estavam outra vez ali reunidos, e Tomé estava entre eles. Estando as portas trancadas, Jesus chegou, colocou-se no meio deles e disse: Paz seja convosco!
Depois disse a Tomé: Coloca aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente!
Tomé lhe respondeu: Senhor meu e Deus meu!
Jesus lhe disse: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

Havia muita comoção entre os discípulos de Jesus depois que ele foi crucificado e morto, visto que eles ficaram sem saber o que iria acontecer com eles, que haviam deixado tudo, para segui-lo

Eles acompanharam todo o julgamento de Jesus e ouviram sua sentença pronunciada pela autoridade romana, de que ele seria morto por crucificação. Eles presenciaram quando Jesus com brado entregou seu Espírito ao Pai, depois eles o viram ser sepultado no túmulo cavado na rocha. Parece que o sonho deles tinha se transformado num pesadelo terrível.

Mas, para surpresa dos discípulos amedrontados e frustrados, em João 20:19-20 consta que:

Quando chegou a tarde daquele dia, o primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos com as portas trancadas por medo dos judeus, Jesus chegou, colocou-se no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco!
Ao dizer isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao verem o Senhor.

Nem precisa dizer que essa aparição de Jesus foi como bálsamo para a vida daqueles discípulos naquele momento. Imaginem o alívio que a presença de Jesus ressuscitado foi para aqueles corações apertados, tristes, desapontados, sem esperança e sem rumo para seguir na vida.

Quão maravilhoso foi aquele dia para aqueles nossos queridos primeiros irmãos que, como nós muitas vezes na vida, ficamos sem terra debaixo dos pés por causa das circunstâncias da vida. Mas a realidade da presença do Senhor nos faz reviver e torna a encher os nossos dias de esperança.

Mas aqui também temos uma grande lição para as nossas vidas. Um dos discípulos não estava junto com os outros quando o Senhor apareceu e, quando os outros discípulos lhe contaram as boas novas, ele estava com o coração cheio de raiva, ira e incredulidade. Mas veja a misericórdia do Senhor com ele nos versículos 26 e 27:

Oito dias depois, os discípulos estavam outra vez ali reunidos, e Tomé estava entre eles. Estando as portas trancadas, Jesus chegou, colocou-se no meio deles e disse: Paz seja convosco!
Depois disse a Tomé: Coloca aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente!

Apesar das palavras grosseiras de Tomé aos outros discípulos e de sua falta de fé no testemunho das Escrituras, o Senhor, com seu imenso amor, vai procurar o seu discípulo turrão e derrama toda sua maravilhosa Graça sobre ele, que exclama “Senhor meu e Deus meu”.

Pronto, Tomé estava reintegrado ao apostolado e dali para frente iria testemunhar ao mundo que Jesus ressuscitou, estava vivo para todo sempre e pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus.

A ausência de Tomé naquele domingo nos ensina que nunca devemos deixar de nos congregar, mas nos estimularmos sempre uns aos outros, para estarmos presentes em cada culto em que a igreja se reúne para adorar ao Senhor, pois assim seremos sempre agraciados com a Bendita presença do nosso Senhor Jesus Cristo pelo seu Espírito Santo.

Meus irmãos nos esforcemos para sempre estarmos juntos e unânimes como um corpo bem ajustado, que cresce para ser templo santo no Senhor Jesus.

Queridos irmãos tenham um dia de muita benção com a presença constante de Jesus, vocês e suas famílias. Amém.

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress