Nossas Devocionais

A alegria em compartilhar a fé cristã

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Meditação em Atos 8:26-31

“Mas um anjo do Senhor falou a Filipe: Levanta-te e vai em direção ao sul, pelo caminho deserto que desce de Jerusalém para Gaza.
Ele se levantou e foi. Um eunuco etíope, administrador de Candace, rainha dos etíopes, e superintendente de todos os seus tesouros, que tinha ido a Jerusalém para adorar, voltava para casa e, sentado na sua carruagem, lia o profeta Isaías.
E o Espírito disse a Filipe: Aproxima-te e acompanha essa carruagem.
Filipe correu e ouviu que o homem lia o profeta Isaías; e perguntou: “Entendes o que estás lendo?”
Ele respondeu: Como poderei entender, a não ser que alguém me ensine? E pediu a Filipe que subisse e se sentasse.

O Felipe referido neste texto é um daqueles sete diáconos da igreja Jerusalém que foram dispersos por causa da perseguição iniciada por Saulo. Porém, aqueles irmãos eram tão cheio do Espírito Santo que não havia perseguição capaz de os fazer calar de anunciar a fé cristã a todas as pessoas. Eles foram dispersos mas em Atos 8:4 diz:

No entanto os que foram dispersos iam por toda a parte anunciando a palavra.

Assim na sua fuga de Jerusalém, Felipe chega a Samaria e começa a pregar o Evangelho naquela cidade. Veja o que vai acontecer lá. Em Atos: 8:6-8 diz assim:

Unânimes, as multidões escutavam atentamente as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que ele realizava.
Pois os espíritos impuros saíam de muitos possessos, gritando muito; e vários paralíticos e aleijados foram curados.
E houve grande alegria naquela cidade.

Felipe evangeliza aquela cidade e a alegria do Espírito Santo, que é um fator comum na vida de todos os crentes, toma conta também daqueles nossos irmãos.
Felipe é expulso de Jerusalém, mas como ele está cheio da força do Senhor para compartilhar a fé recebida, acaba fundando mais uma Igreja de Cristo, onde o nome do Senhor será glorificado, exaltado e anunciado. Depois dessa missão dada por Deus ao Seu servo Felipe o Senhor tem mais outra missão para o seu valoroso soldado.
Um anjo do Senhor falou a Felipe, levanta e vai em direção ao sul pelo caminho deserto que desce de Jerusalém para Gaza. Felipe prontamente obedece a ordem de seguir pelo caminho deserto. Ali ele encontra um homem importante, um ministro das finanças de Candace, rainha da Etiópia, que lia em alta voz do Capítulo 53 de Isaías. E mais uma vez Felipe recebe uma ordem direta do Espírito Santo que lhe disse, aproxima-te e acompanha essa Carruagem.
Felipe aproximou-se da carruagem fez uma pergunta básica: “Entendes o que estais lendo?”.
A partir dessa escritura Felipe expôs o Evangelho da Graça de Deus àquele homem. O resultado foi que ele se converteu a Cristo e foi batizado. Nos versículos 36 a 38 diz:

E prosseguindo, chegaram a um lugar onde havia água, e o eunuco perguntou: Aqui há água; que me impede de ser batizado?”
Filipe disse: É permitido, se crês de todo o coração. E ele respondeu: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Então ele mandou parar a carruagem, e desceram ambos à água, tanto Filipe quanto o eunuco, e Filipe o batizou.

Quando lemos esta história podemos ser levados a pensar que Felipe era um pregador extraordinário. Mas veja que Felipe fez apenas o que todos nós os crentes deveríamos fazer: Pregar o Evangelho a todas as pessoas como Jesus nos mandou fazer em Mateus 28:18-20

E, aproximando-se Jesus, falou-lhes: Toda autoridade me foi concedida no céu e na terra.
“Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;”
“ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos.”

Querido irmão, que o Senhor conceda a você um dia cheio de oportunidades para compartilhar a fé cristã e encher a vida de pessoas de alegria do Espírito Santo, por terem encontrado o caminho que leva a vida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Meu irmão Deus abençoe você e sua sua família. Amém.

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress