Nossas Devocionais

A banalização da Palavra de Deus começa com a interpretação errada do seu texto

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Que a graça e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com vocês”.

Voltemos os nossos olhares hoje, meus irmãos, para João 7.27: “Mas nós sabemos de onde este homem vem. Quando, porém, o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é”. Antes de prosseguirmos, e a título de esclarecimento, a palavra “Cristo”, no grego, é a tradução da palavra “Messias”, no hebraico. Assim, toda vez que lemos “Cristo” no Novo Testamento, é a tradução da palavra “Messias” do Antigo Testamento. Voltando ao versículo que estamos considerando, os judeus disseram que quando o Messias viesse, “ninguém saberia de onde Ele viria”. Será que eles imaginavam que o Messias seria uma espécie de “ET” vindo de alguma galáxia desconhecida? Foi por causa dessas ideias populares sobre o Messias, que o verdadeiro Messias de Israel disse: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). Como os judeus podiam pensar que o Messias chegaria de um lugar desconhecido, visto que o profeta Miqueias, há mais de 700 anos antes já profetizara o local do Seu nascimento? “E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miqueias 5:2).

Meus irmãos, a banalização da Palavra de Deus começa com a interpretação errada do seu texto. Uma correta interpretação da Bíblia começa comparando a Bíblia com a própria Bíblia e analisando seus textos a partir de outros textos de mesmo sentido; se não for feito assim, a pessoa comete um erro gravíssimo, pois conduz o leitor a afirmar e ensinar coisas contrárias à própria Bíblia. Os judeus não aceitaram o seu Messias por causa da sua interpretação equivocada das Escrituras do Antigo Testamento. Eles tinham engendrado tantos absurdos sobre o Messias, que quando Ele chegou cumprindo literalmente as Escrituras veterotestamentárias, eles não identificaram em Jesus, o Messias prometido por Deus. Portanto, nós os crentes, devemos ficar atentos à Palavra de Deus, como advertiu o apóstolo Pedro: “Assim, temos ainda mais firme a palavra profética. E fazeis bem em estar atentos a ela, como a uma candeia que ilumina um lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vosso coração” (2Pedro 1:19). Que o Santo Espírito de Deus ilumine os nossos corações e mentes para entendermos corretamente a Sua Palavra.

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress