Nossas Devocionais

É possível conhecer Deus?

por

Pr. Paulo Guedes Soares

“Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador”.

“É possível conhecer Deus?” Esta é a pergunta que abre um estudo de uma matéria teológica chamada “Introdução à Bíblia”. A pergunta é relevante porque procede do pressuposto bíblico da necessidade da revelação do Deus infinito para que pessoas finitas tenham a possibilidade de conhecê-Lo. Em outras palavras, só podemos conhecer a Deus porque Ele se revelou. Caso Ele não tivesse se revelado, nada poderíamos conhecer sobre Seu ser, Seu caráter e Seus propósitos, já que a Bíblia traz a seguinte informação sobre Deus: “Aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno! Amém” (1Timóteo 6:16). Em razão da Sua inacessibilidade, Deus condescendeu revelar-se nas páginas da Bíblia Sagrada, através da obra criada e, de forma especialíssima, na Pessoa de Seu Filho Jesus: “Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou” (João 1:18).

Meus irmãos, tudo o que precisamos conhecer de Deus, se resume na Pessoa de Jesus: “HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez, também, o mundo, O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito, por si mesmo, a purificação dos nossos pecados, assentou-se à dextra da majestade nas alturas” (Hebreus 1:1‭-‬3). Em Jesus temos tudo o que precisamos, e somos tudo o que devemos ser: “Mas vós sois d’Ele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito, por Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (1Coríntios 1:30‭-‬31). Por conseguinte, só em Cristo o ser humano se encontra e se encaminha: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Portanto, “ao que está assentado no trono e ao Cordeiro, sejam honra, louvor e glória por todos os séculos. Amém!”

Deus vos abençoe, meus irmãos, juntamente com vossas famílias. Amém!

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress