Nossas Devocionais

Fé Para Vencer

por

Pr. Paulo Guedes Soares

Dt. 31:1-8

Introdução: Dois grandes acontecimentos estavam para ocorrer em Israel: a morte de Moisés, já anunciada por Deus e assimilada por ele, e a conquista da terra prometida. Josué seria o substituto de Moisés na liderança do povo na conquista e posse da terra. Moisés liderara Israel na saída da escravidão egípcia e organizara o povo como uma nação. Dali a alguns dias seria a vez de Josué ser usado por Deus para completar a obra. Até ali a vida de Israel se dera pela fé, e dali para frente não poderia ser diferente. Se a saída do Egito foi uma magnífica obra de fé, a conquista de Canaã seria a sua seqüência. Por isso as palavras de Moisés no texto.

1. Um crente a toda prova (vs. 1, 2). Moisés é um dos personagens do Cp. 11 de hebreus. Desde que foi conscientizado por Deus da sua missão, sua vida foi de inteira submissão à Sua vontade.

a. Reconhecendo as próprias limitações. Moisés iniciou seu ministério aos oitenta anos de idade e, depois de liderar o povo durante quarenta anos, sabia que, fisicamente, estava no seu limite e não daria mais para enfrentar as grandes batalhas que se avizinhavam.

b. Aceitando a Palavra de Deus. Porém, além da consciência das suas limitações naquele momento, o que lhe pesava era a palavra de Deus a seu respeito: “Não passarás o Jordão”. Suas limitações com certeza ele venceria, mas ir contra a vontade de Deus, isso jamais ocorreria na sua vida. Moisés nos ensina o que é acatamento da Palavra de Deus.

2. “O Senhor passará adiante de ti” (vs. 3). O povo se acostumara a Moisés, sua liderança, sua presença, a confiança que ele inspirava, mas ele sabia que tudo dependia da ação de Deus na sua vida. Por isso ele diz ao povo que quem iria à frente deles, seria o próprio Deus, o Todo-Poderoso Senhor. Só Ele seria capaz de levá-los ao porto seguro.

a. “Ele destruirá estas nações diante de ti”. Deus iria vencer aquelas nações pelo Seu povo, pois só Ele é capaz de derrotar inimigos e obstáculos poderosos.

b. “Josué passará adiante de ti, como o Senhor tem dito”. Também Deus já havia designado outro líder para o povo: Josué, com o qual Deus também seria.

3. Moisés recorda outras vitórias que o Senhor dera a Israel (vs. 4, 5). Ainda para fortalecer a fé do povo, Moisés lhes recorda s vitórias de Deus sobre Ogue, rei de Basã e Seom, rei dos amorreus. Lembrar dos grandes feitos de Deus é um estímulo para nos fazer crer o Deus que age no presente e cuida do nosso futuro.

4. “Esforcem-se, animem-se, não tenham medo e nem se apavorem” (vs. 6). Por causa do trabalho a ser realizado para a obtenção da vitória, Moisés aconselha ao esforço, ao ânimo, coragem e a evitar o pavor, porque Deus iria diante deles.

5. “É com este povo que entrarás na terra que o Senhor prometeu” (vs. 7). Não seria com outro povo, até mais preparado e melhor, mas Deus iria usar aquele povo mesmo. Nenhum outro. É bom que saibamos que é com o que temos em mão que Deus age. Só precisamos avançar em nome do Senhor.

6. “O Senhor é aquele que vai contigo” (vs. 8). Mais uma vez Moisés repete que o Senhor é o verdadeiro guia do Seu povo, ao qual jamais deixa ou desampara.

Conclusão: Que as palavras registradas neste pequeno trecho nos o coração de alegria, expectativa e ânimo na nossa lida diária, sabendo que é através da fé que as nossas batalhas são vencidas. Em I Jo. 5: 4b diz que a vitória que vence o mundo é a nossa fé.

Foi abençoado? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress